- Ano: 2015
-
Fotografias:Kris Van den Bosch
Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Brabante Flamenco em Tielt-Winge tem sido um lugar para que as pessoas desfrutem de um notável exemplo de arquitetura paisagística desde maio de 2015. Uma estrutura chamativa borra a distinção entre uma torre e uma escadaria, que flutua por cima do famoso Kabouterbos (um bosque de conto de fadas) e atrai a curiosidade de muitos residentes e transeuntes de Tielt. O volume intrigante está todo revestido em aço cortén.
A história da torre escadaria de Tielt remete a muito tempo atrás. Durante muitos anos, a colina a oeste de Vlooiberg estava adornada por uma torre mirante de madeira de aproximadamente quatro metros de altura. Ao olhar da juventude de Tielt, a torre infelizmente atraiu vândalos que atearam fogo na estrutura causando danos irreparáveis. O orgulho de Tielt-Winge teve que ser fechado ao público por razões de segurança. Debates calorosos começaram, e a prefeitura finalmente decidiu substituir a pequena torre de madeira com um novo objeto monumental que seria capaz de suportar os estragos do tempo.
Os requisitos das especificações refletem este objetivo: a nova torre deveria estar construída completamente de metal, ter ao menos dez metros de altura, incluir um refúgio e ser resistente a qualquer tipo de vandalismo.
Ao invés de uma construção convencional com uma escadaria de caracol, o projetista concebe um volume suspenso sem muitos adornos decorativos. O "Vlooybergtoren”, como é chamado este objeto de 11.28 metros de altura (a plataforma superior possui 10.08 m + 1.20 m de guarda corpo), é construído sobre uma estrutura galvanizada que está revestida em aço cortén, uma sutil referência à típica cor marrom avermelhado do mineral de ferro da região de Hageland. No final das contas, a imponente torre mirante pesa treze toneladas.
Nas palavras do próprio projetista, modelar a Torre Vlooyberg foi "uma guerra contra o seu próprio peso." Para garantir que a estrutura fosse forte o suficiente e não cedesse, ele próprio calculou as forças que atuam em cada elemento. Seus descobrimentos deram a torre sua forma e dimensões finais. A estrutura se desenvolve a partir do grande, pesado e forte vai ao pequeno, leve e fino. A parede de guarda corpo atua como uma viga estrutural que faz da estrutura de aço forte e estável suficiente para suportar as forças que atuam nela. Dois amortecedores de vibrações garantem que a torre não vibre ao subir os degraus.
A estrutura foi totalmente pré-fabricada e montada in loco parte por parte. No final, ela foi montada em meio dia de instalação. Como um ponto de referência com um forte valor icônico, a Torre Vlooyberg literal e figurativamente eleva o perfil da bela região no entorno de Tielt-Winge. Os nativos de Tielt, transeuntes casuais e aficionados da arquitetura contemporânea desfrutam enormemente deste monumento intrigante.